Syd Back é músico, multi-instrumentista, produtor musical, compositor, DJ e produz trilha sonora para cinema. Também atua como professor de produção musical.

  Estudou produção musical, ,edição, mixagem e masterização no Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação  (IATEC), com especialização em Ableton Live e Logic Pro X. Teve como professores Vanius Marques, Wagner Pedretti e Lucas Ramos. Com formação de DJ pela Escola Loop de Som, Syd teve como professor Jan Barbosa, integrante da dupla de trance progressivo 2Komplex.

   Em 2016, Syd Back lança seu álbum de estreia, "Fuzzy Conical Helix", no qual adiciona texturas de guitarras a sintetizadores e batidas dançantes, com forte influência do synth pop oitentista, rock progressivo e dance music. No mesmo ano realiza a trilha sonora do documentário "Estranhos na Noite - Mordaça no Estadão em Tempos de Censura" para a Pequi Filmes/Jornal o Estado de São Paulo. O filme é dirigido por Camilo Tavares, com roteiro do jornalista José Maria Mayrink. O documentário resgata a memória dO Estão e da influência da censura a partir de depoimentos de profissionais que passaram pela redação do veículo durante os anos de repressão, e também das atrizes Eva Wilma e Irene Ravache.

   Em 2017, Syd Back volta a trabalhar com Camilo Tavares, agora na trilha do documentário em homenagem aos 85 Anos da Ordem dos Advogados do Brasil, Secional São Paulo (OAB-SP). O filme relata movimentos da entidade de classe desde a fundação da Ordem paulista em 1932 por Plínio Barreto, em paralelo aos grandes momentos do país com o passar das décadas.

   Em agosto do mesmo ano, Syd Back lança seu segundo álbum autoral, "Points of a Closed Curve", numa vibe dançante, com forte influência de house, techno e Electronic Dance Music (EDM).

   No primeiro semestre de 2018, Syd Back lança os singles "Photonic Boom", "The Clock, Tick Tock" , "Silent and High", "Animals" e "Artificial Pain". Após 2 meses na Europa estudando, absorvendo novas influências e conhecendo a cena musical local, Syd retoma o projeto de seu terceiro álbum autoral, "There and Back Again" lançado-o em em dezembro. "There and Back Again" aponta para uma direção mais pop, de arranjos elegantes e influências de indie rock e synth pop.

 Syd Back tem trabalhado na produção e gravação de bandas independentes da cena carioca, produzindo as bandas  Not Beavers e Solar. 

   Syd acredita que colaborações com outras artistas sejam algo fundamental por permitir novas percepções e experimentos estéticos. Syd participou como guitarrista de uma das faixas do mais novo álbum do duo DowJones, "Kamikaze" (2018). A faixa "Alucinações" conta a participação do ícone do rock brasileiro Serguei e com as guitarras repletas de psicodelia de Syd Back. O recém lançado álbum do The Spiral Overlay Project, "The Intangible Road" (2018) - projeto de ambient music liderado pelo guitarrista HP CHarles - conta com a participação de Syd na faixa "Borealis" na programação de bateria e sintetizadores.